Promovido pela Academia da Força Aérea (AFA), o tradicional Domingo Aéreo reuniu novamente um grande publico e inúmeras aeronaves durante o dia dos Pais em Pirassununga, interior de São Paulo.
O público estimado em cerca de 50 mil pessoas pôde conferir inúmeras apresentações dos anfitriões do Esquadrão de Demonstração Aérea (Fumaça), Esquadrões Apolo, Cometa e do Clube de Voo a Vela.
O Primeiro Esquadrão de Instrução Aérea (1º EIA), conhecido como Esquadrão Cometa, realizou várias passagens sobre o evento com seus T-27 Tucano, seguidos na sequência pelos veteranos T-25 Universal do Esquadrão Apolo (2º EIA). Oito aeronaves permaneceram em solo a disposição do público para realização de fotos em suas cabines.
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)





.jpg)

.jpg)
.jpg)



A Esquadrilha da Fumaça (EDA), que está em fase de implantação do A-29 Super Tucano, realizou algumas passagens com três A-29B (biplace) durante a saída e chegada dos voos de treinamento, fazendo com que o público já sentisse um gostinho do que está por vir nas futuras apresentações. No hangar se manteve estático um A-29A (monoplace).
.jpg)

.jpg)
.jpg)
.jpg)



.jpg)




Este T-6D, matrículas FAB1542 / PT-TRB, foi pilotado ao longo de inúmeros anos pelo Coronel Braga, o qual recebeu-o de presente da Esquadrilha da Fumaça como agradecimento aos seus serviços.

O Clube de Voo a Vela (CVV) fez demonstrações com um planador alemão Schempp-Hirth TZ-17 "DuoDiscus" sendo rebocado por um brasileiro G-19A "Ipanemão" (EMB-202A) da Neiva. No hangar o público pôde tirar fotos nos cockpits dos L-23 "Super Blanik" e L-33 "Solo" da Let Aircraft Industries a.s., fabricante da República Tcheca.
A Esquadrilha BR Aviation (Esquadrilha Extreme) esteve presente com seus clássicos North American T-6 e Beech E18S, realizando acrobacias e lançamento de paraquedistas ao som nostálgico dos motores radiais.
O AT-26 Xavante matrícula FAB4509 abrilhantou o evento realizando várias passagens baixas. Esta aeronave é operada pelo Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV), subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Este instituto possui as últimas unidades operacionais da FAB, que desde 1971 já operou 166 aeronaves deste modelo.
Na exposição estática as aeronaves de transporte C-95BM Bandeirante (4º ETA), C-98 Caravan (BASC), C-105A Amazonas (1º/9º GAv) e KC-130 Hércules (1º/1º GT) puderam ser conferidas de perto pelo público. O C-95B 2320 da EPCAR ficou sob um hangarete mais afastado e decolou no final da tarde.
A aviação de caça foi representada por um exemplar de cada vetor: A-1A (1º/16º GAv), A-29B (2°/5° GAv), F-5EM Tiger II (1° GAvCa) e F-2000B Mirage (1º GDA).
A aeronave de patrulha marítima e ataque Lockheed P-3AM Orion, derivada do L-188 Electra e modernizada para a FAB pela EADS-CASA é operada pelo Esquadrão Orungan (1º/7º GAv). O P-3AM presente no evento, FAB7207 (c/n 185-5145) foi operado pelo esquadrão VP-69 da US Navy com a matricula 152175.
Na categoria asas rotativas estiveram presentes as seguintes aeronaves:
- Sikorsky SH-60 (MH-16) Seahawk do Primeiro Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (HS-1) da Marinha do Brasil;
- Eurocopter EC-725 (HM-4) Jaguar do 1º Batalhão de Aviação do Exército (1º BAvEx);
- Aérospatiale / Eurocopter AS-332 (H-34) Super Puma do Esquadrão Puma (3º/8º GAv) da FAB;
- Aérospatiale / Eurocopter AS-350 (H-50) do Grupo de Aviação Gavião (1º/11º GAv);
- Helibras HB-350B Esquilo "Águia 12" da Polícia Militar de São Paulo;
- Agusta A109E PR-SGM, que chegou ao evento em grande estilo, liderando as aeronaves da Esquadrilha BR Aviation.
Nas acrobacias, o grupo Tuareg Aerobatics voou com o CEA-309 Mehari PT-ZTG, aeronave projetada e construída pelo Centro de Estudos Aeronáuticos (CEA) da UFMG. Este é o primeiro avião brasileiro capaz de voar na classe ilimitada, a mais elevada na categoria acrobática. Lucas Bonventi fez demonstrações no seu biplano Pitts S2A PT-ZRP e o Luiz Dell'aglio com o Extra 230 PT-ZUN. O Extra 330SC PR-ZVK manteve-se em exposição estática em um dos hangares.
O Tucano Réplica PU-ZGB, fabricado pela Gaúcha ERRES Indústria Aeronáutica, possui 70% do tamanho real do EMB-312 (T-27) Tucano original.
O Whisky IV PU-GOB foi construído por Marcelo Gobett, Marcio Contiero e Rafael Rodrigues a partir de plantas do projeto italiano de Giuseppe Vidor.
O Pietenpol Air Camper PT-ZZE chegou na AFA no finalzinho da manhã. É uma aeronave construída baseada nos projetos de Bernard H. Pietenpol, no qual teve seu primeiro exemplar construído no ano de 1928.
Demais aeronaves da aviação geral que estiveram presentes:
O Instituto Arruda Botelho participou com uma réplica do Demoiselle, projeto de Alberto Santos Dumont.
No campo do Hobby, plastimodelos do grupo Ratos de Hangar e aeromodelos completaram o evento.