Na quarta-feira dia 20 de janeiro, o Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) realizou um evento público em comemoração aos 75 anos da criação do Ministério da Aeronáutica (MAER), ativado em 20 de janeiro de 1941. A festividade incluiu exposição histórica, exposição estática de aeronaves e desfile cívico-militar.
O desfile, logo pela manhã, contou com militares da ativa e da reserva da Aeronáutica e com o Grupo de Reencenação Histórica "Monte Castelo". Dentre os destaques, o Major-Brigadeiro Orestes Miranda, cadete da primeira turma da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), o Suboficial Antranik Cassapian, que completou 60 anos de serviço ininterruptos no PAMA e o Tenente-Coronel Marcos Pontes, primeiro astronauta brasileiro.


No Hangar 20 ocorreu a exposição "75 anos em 75 imagens", que também foi distribuída em forma de livretos aos visitantes. Itens históricos, tais como fardamentos, equipamentos, consoles de controle do espaço aéreo, dentre outros, chamaram a atenção do público.


A exposição estática contou com cinco aeronaves, uma operacional e quatro desativadas pela FAB.






Três aeronaves H-34 Super Puma foram expostas no pátio, duas delas abertas à visitação. Estas aeronaves foram operadas pelo Esquadrão Puma (3°/8° GAV) do Rio de janeiro/RJ, o qual desativou oficialmente a operação deste modelo em 27/11/2015.






Fora do evento, longe dos olhos, porém não das lentes, duas aeronaves em revisão pelo PAMA.


O nascimento da Força Aérea Brasileira
O Ministério da Aeronáutica (MAER) foi oficialmente criado em 20 de janeiro de 1941 através do decreto-lei nº 2.961, unificando as atividades, pessoal e equipamentos da "Arma da Aeronáutica do Exército" e do "Corpo de Aviação da Marinha", formando a corporação "Forças Aéreas Nacionais". Além disto, o Departamento de Aeronáutica Civil, anteriormente ligado ao Ministério da Guerra, passou também a pertencer ao MAER, juntamente com os estabelecimentos, instituições e repartições públicas que realizavam estudos, serviços ou trabalhos relativos à atividade da aviação nacional civil e militar, incluindo regulação, infraestrutura e organização. Com o decreto-lei nº 3.302 de 22 de maio de 1941, as "Forças Aéreas Nacionais" foram denominadas "Força Aérea Brasileira".
Em 31 de agosto de 2001, a Medida Provisória nº 2216-37 transformou o Ministério da Aeronáutica em Comando da Aeronáutica (COMAER), subordinado ao Ministério da Defesa, também criado pelo mesmo documento.